Dor no ombro - causas e sintomas

November 28, 2016

Doutor Angelo Bertelli Neto é especialista em Ombro, e é Diretor Técnico e Membro Titular do Corpo Clínico do Hospital Dia Ubarana

 

 

Entendendo causas e sintomas de dor no ombro.

 

                Atualmente a dor no ombro é uma das principais causas que levam um paciente a consultar um ortopedista. Grande parte destes pacientes tem a ideia de que o motivo da dor seria uma bursite. Porém, com a evolução da medicina, passamos a compreender que a real causa de dor na verdade é outra, conforme explicaremos a seguir.

                Primeiramente, é importante entendermos que bursite é uma reação inflamatória em uma estrutura anatômica chamada de bursa. A  bursa (fig.1),  é uma estrutura anatômica, uma espécie de bolsa serosa com líquido, que funciona como um amortecedor e lubrificante dos tendões nas articulações. A bursa mais conhecida é a do ombro, porém ela está presente em várias partes do corpo, especialmente onde  há saliências ósseas como cotovelos, quadris e joelhos.

 Fig.1

 

                Nas últimas décadas houve uma grande evolução nas tecnologias que auxiliam a medicina, tais como a cirurgia por videoartroscopia e o exame de ressonância magnética. A partir destes conhecimentos, passamos a entender que a principal causa de dor no ombro não é a bursite, e sim os problemas relacionados ao manguito rotador (fig.2).  O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões que recobrem a extremidade superior do úmero (osso do braço). Esses tendões (supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular) têm a função de auxiliar na estabilização da articulação do ombro e contribuir nos movimentos de abdução (abrir o braço) e rotação externa (rodar para fora).

 

 Fig.2

 

                Agora, com um melhor conhecimento da anatomia do ombro e sabendo que as dores desta articulação são causadas por alterações nos tendões do manguito rotador, explicaremos de forma resumida algumas das principais doenças no ombro e seus sintomas:

- Tendinite do Manguito Rotador: é a inflamação de um ou mais tendões que compõem o manguito rotador. Geralmente causada por uso excessivo do membro com o braço elevado a mais de 90 graus, ou por impacto (atrito entre os tendões e o osso acrômio que forma o teto do ombro). O Tratamento sempre é conservador (medicação, fisioterapia, acupuntura);

- Lesão do manguito rotador: ocorre quando o tendão começa a modificar sua textura e chega romper (parcial ou totalmente). Geralmente em idades acima de 40 anos, pode ocorrer por trauma, por movimentos repetitivos ou por degeneração (desgaste natural). As lesões totais, normalmente são tratadas cirurgicamente por videoartroscopia. As lesões parciais tanto podem ser tratadas por cirurgia como também de forma conservadora, a depender do tamanho da lesão, dos sintomas do paciente e de suas condições gerais de saúde;

- Tendinopatia calcária: é um tipo de tendinite na qual há depósitos de cálcio (hidroxiapatita) no interior do tendão. A causa ainda não é totalmente esclarecida. O tratamento pode ser clínico (medicamentos, fisioterapia, terapia por ondas de choque), ou mesmo cirúrgico nos casos em que a calcificação torna-se crônica e não responde ao tratamento clínico.

                Agora entendemos que a bursite é causa secundária de dor no ombro. Portanto, dor intensa, principalmente à noite, sensação de agulhada, fraqueza, dificuldade para levantar o braço podem ser problemas sérios do manguito rotador. Na persistência destes sintomas, orientação médica especializada deve ser procurada a fim de um se obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Please reload

Posts Em Destaque

Novas fotos do HDU

August 25, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 25, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Granadeiro Guimarães, 99, Centro, Taubaté-SP

Tel: 012-3632-0022

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn