Dicas para uma corrida saudável


Dicas para uma corrida saudável, do ponto de vista ortopédico

É necessário tomar alguns cuidados básicos para preservar seu corpo.

Importante, antes de tudo, entender os riscos:

Os corredores são mais vulneráveis a lesões em determinados momentos:

- Após a duração inicial - primeiros 4-6 meses - Ao voltar a correr após a lesão - Quando correr longas distâncias - Quando correr mais rápido do que o de costume

E se o corredor entender que alguns problemas são facilmente solucionáveis, sua vida nas pistas pode ser mais tranquila.

A maioria das lesões de corrida é causada por problemas recorrentes, que muitas vezes são identificáveis e evitáveis pelo corredor fazendo algumas pequenas mudanças:

- Evite erros de treinamento Esta é a fonte mais comum de lesão. Aqui estão alguns erros comuns que muitos de nós cometem: a- A falta de alongamento adequado antes da corrida; b- As rápidas mudanças na quilometragem; c- Aumento no treinamento em ladeira; d- intervalo entre treinos; e- descanso insuficiente entre as sessões de treinamento

- Procurar o acompanhamento de treinadores ou especialistas em corrida, para uma devida orientação de treino.

- Escolha os tênis certos Conforto é a chave. Considere a largura da acomodação dos dedos do pé para acomodar sua anatomia individual. Substitua seu sapato depois de 1000 km de uso.

- Considere a superfície de corrida A superfície ideal deve ser plana, resiliente e relativamente suave. Evitar ruas desniveladas ou desgastadas; desníveis também podem complicar ainda mais lesões de tornozelo, joelho e pés já existentes.

Agora, se um corredor sente dor repetitiva e/ou intensa, inchaço, perda de movimento, ou disfunção ambulatorial significativa, o corredor deve procurar consulta com um especialista.

Antes do tratamento com medicamentos e fisioterapia, aconselhamos a consulta a um médico ortopedista.

Fontes: Equipe Hospital Dia Ubarana; Einstein HealthCare Network


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