Dicas para uma corrida saudável

Dicas para uma corrida saudável, do ponto de vista ortopédico
É necessário tomar alguns cuidados básicos para preservar seu corpo.
Importante, antes de tudo, entender os riscos:
Os corredores são mais vulneráveis a lesões em determinados momentos:
- Após a duração inicial - primeiros 4-6 meses - Ao voltar a correr após a lesão - Quando correr longas distâncias - Quando correr mais rápido do que o de costume
E se o corredor entender que alguns problemas são facilmente solucionáveis, sua vida nas pistas pode ser mais tranquila.
A maioria das lesões de corrida é causada por problemas recorrentes, que muitas vezes são identificáveis e evitáveis pelo corredor fazendo algumas pequenas mudanças:
- Evite erros de treinamento Esta é a fonte mais comum de lesão. Aqui estão alguns erros comuns que muitos de nós cometem: a- A falta de alongamento adequado antes da corrida; b- As rápidas mudanças na quilometragem; c- Aumento no treinamento em ladeira; d- intervalo entre treinos; e- descanso insuficiente entre as sessões de treinamento
- Procurar o acompanhamento de treinadores ou especialistas em corrida, para uma devida orientação de treino.
- Escolha os tênis certos Conforto é a chave. Considere a largura da acomodação dos dedos do pé para acomodar sua anatomia individual. Substitua seu sapato depois de 1000 km de uso.
- Considere a superfície de corrida A superfície ideal deve ser plana, resiliente e relativamente suave. Evitar ruas desniveladas ou desgastadas; desníveis também podem complicar ainda mais lesões de tornozelo, joelho e pés já existentes.
Agora, se um corredor sente dor repetitiva e/ou intensa, inchaço, perda de movimento, ou disfunção ambulatorial significativa, o corredor deve procurar consulta com um especialista.
Antes do tratamento com medicamentos e fisioterapia, aconselhamos a consulta a um médico ortopedista.
Fontes: Equipe Hospital Dia Ubarana; Einstein HealthCare Network